Educação Socioemocional: A aprendizagem do educador social
- Evandro Prestes Guerreiro

- 6 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2024
"A educação socioemocional passa pela alfabetização digital [...]"
Assim o autor incia a reflexão sobre a educação socioemocional e seu possível processo de aprendizagem, mapeado com sensibilidade e pelas ricas observações participantes da realidade educacional, a partir do olhar socioantropológico do pesquisador e professor, reunindo em uma seleção de temas agrupados pela educação, direitos humanos, diversidade, sustentabilidade, infoinclusão social.
A alfabetização igital é o primeiro estágio do ciclo de infoinclusão social. Os usuários da rede internacional de conexão digital precisam aprender como otimizar os recursos e mecanismos presentes na rede social e na internet generativa.
A inclusão digital requer saber operar com o potencial de inovação e empreendedorismo que a rede dispobiliza, assim, a alfabetização digital deve estar integrada com curriculo da educação básica e vai progredindo em ciclos até a universidade.
A infoinclusão social envolve cinco ciclos de desenvolvimento, começando com a infraestrutura básica de funcionamento universal, como acesso livre à internet pública que forma a constelação cidade digital. No segundo ciclo, a produção e gestão do conhecimento resultam do tratamento analítico das informações, que são fltradas metodologicamente pelo pré-diagnóstico, diagnóstico e prognóstico.
No terceiro ciclo da infoinclusão social, a pesquisa serve de base no processo de alfabetização digital, onde aprender como buscar um tema ou assunto do dia a dia, na aplicação da AI - inteligência artificial. No quarto ciclo, a observação participante serve de base para as pesquisas na rede, objetivando formar o pensamento crítico. O quinto ciclo é o domínio da estrutura segmentada da rede, sabendo discernir entre fake news e conteúdo digital virtuoso.
A educação sociemocional e a aprendizagem do educador social são provocações pedagógicas que levam o leitor a mergulhar no oceano da questão socioecudativa, sob a intervisão de aprendizagem que a abordagem dos temas vai construindo na trilha do conhecimento sensitivo, necessário para qualificar o educador social, que é formado desde criança, alcançando progressivamente a maturidade. No processo, a interação social ocorre pelo autoconhecimento e a educação sensorial é o que justifica a observação participante da realidade situacional. Leitura imperdível para qualquer educador.
Referência
GUERREIRO, Evandro Prestes. Educação Socioemocional - A aprendizagem do educador social. São Paulo: eSocial Brasil editora, 2024 (Disponível em: https://a.co/d/cHuUCQA).









Comentários