top of page

Insensatez cartesiana

Na minha idade vejo a realidade com um pouco mais de cuidado e refinamento no meu olhar, estética nas minhas observações e versão diagnóstica, tendo como fonte de informação, a memória humana dividida por categorias e áreas de conhecimento. Na infoinclusão social, a inteligência artificial - IA torna-se uma ferramenta técnica tão especialista, como é a psicanálise freudiana, para interpretar sonhos e delimitar a ética fronteiriça entre o bem e o mal. Somos civilizados repetindo esta "premissa", missa, entenderam? Pré-missa. Assim como é o "pronau" nos templos da Antiguidade. Resolvemos as dissidências antes de ir à público, como diz o ditado popular, "roupa suja, lava-se em casa". A IA como ferramenta técnica precisa ser contextualizada por uma espécie de protocolo universal.


ree

"O Model Context Protocol (MCP) está transformando a maneira como interagimos com a inteligência artifical, permitindo que assistentes de IA acessem ferramentas e dados como nunca antes. Ele fornece um 'conector' comum que se adapta a udo, eliminando a necessidade de integrações personalizadas e complexas". Dizendo de outra forma, a IA precisa seguir a teoria da burocracia de Max Weber, assim como qualquer estrutura moderna da humanidade segue, não é a toa que Caetano Veloso, expressa em sua poesia: "Filosofar só em alemão".


Existe sensatez e coerência quando o que observamos na realidade passa pelo filtro filosófico. Tipo, a realidade é o que cada um acredita que seja, desde que esteja devidamente analisada pelo crivo crítico do método. O método filosófico pode integrar a realidade pelo fato social, justifica Émile Durkheim, mas, também, pode ter lógica, estrutura sequencial e preferencialmente, definindo o indicador que avaliará a qualidade do processo. Bem coerente e até indispensável para qualquer realidade observada.


Assisti outro dia no "streaming", o filme "Conclave" (2023). Sem "spoiler", minha percepção questionou sobre qual realidade estava assistindo, ao fazer analogia com o que via na rede social e telejornais, quanto a realização do Conclave que o Estado do Vaticano prepara para eleger o substituto do Papa Francisco, que deixa a realidade material e concreta, para viver a realidade simbólica e subjetiva, incluindo seu desencarne em 21 de abril, dia que homenageamos com feriado nacional o inconfindente mineiro, Joaquim José da Silva Xavier, popularmente denominado "Tiradentes". Não bastasse essa memória, havia comemorado a ascensão do Cristo, após uma Semana Santa especial, incluindo o domingo de Páscoa na praça Sao Pedro. A humildade do Papa em ser paciente e tolerante com o próprio sofrimento e assim, evitar concorrer com a causa de sua crença e fé, só pode ser uma demonstração de sensatez absurda ou simplesmente, reverência e gratidão Àquele que deu a vida por todos os cristãos.


Percebam, a inteligência artificial, bem como a tecnologia antiga, tal qual a descoberta do fogo, compõe a constelação humana de vida e morte, seguir regras e normas ou simplesmente ignorar e deixar que o processo decorrente caracterize a razão de existência. A ciência possibilita a longevidade humana quando cria protocolos, métodos, processos, sistemas e premissas universais. "Penso, logo, existo", ("Cogito, ergo sum"), de René Descartes, afirma que a existência é garantida pela capacidade de pensar ou, mais precisamente, pelo ato de duvidar e pensar, entretanto, descobrimos que o pensamento não é a única ou a melhor prova de existência, considerando que exclui outras formas de existência, como a física ou seres que não pensam.


A insantez cartesiana não é do filósofo René Descartes, mas das muitas interpretações de realidade que àqueles que partiram da lógica cartesiana, aplicaram sem questionar a realidade situacional. Você é o que é pelas escolhas que fez em sua vida ou pelas escolhas que fez, segundo a escolha de quem você tem afeto? Podemos acreditar que a vida se encerra com a morte ou avançar no campo da transcedencia holística e perceber que vivemos o movimento que fazemos, escolhemos e decidimos, como o funil de marketing, para representar a dinâmica cíclica que cada um é isoladamente ou quando está em grupo social.



 
 
 

Comentários


bottom of page